Auto escolas terão que exigir cinco horas a mais de aula de direção, agora 25 horas práticas ao todo.
Entraram em vigor nesta segunda-feira (1º) de Dezembro de 2014 as novas regras para quem vai tirar a carteira de motorista do tipo B, aquela mais comum para carros de passeio. Os alunos vão ter que fazer mais aulas de direção e gastar mais dinheiro.
Por mais que Angelita preste atenção nas dicas do instrutor está difícil superar certas dificuldades.
“Segurar soltar embreagem, acelerador é um pouco difícil”, conta a aluna Angelita Batista Gonçalves.
Uma resolução do Denatran vai exigir mais tempo de preparação dos candidatos a motorista em todo o Brasil. As autoescolas terão que exigir cinco horas a mais de aula de direção, agora 25 horas ao todo.
“Vai ficar um pouco mais caro porque vai aumentar a carga horaria pratica, mas tem aquele benefício de nós termos a oportunidade de mandar para o exame de direção motoristas melhor preparados”, afirma a gerente Ana Paula Botelho Dias.
“Quanto mais melhor, mas aquela coisa tem gente que passa de primeira e não precisou desse tanto de aula, vai mais do esforço e dar tranquilidade mesmo”, diz o aluno Luiz Alexandre Moreira.
Também houve mudança em relação à carga horária do período noturno. Das cinco horas obrigatórias, quatro poderão ser feitas em simuladores.
“A visibilidade é bem pior do que de dia. Então a gente tem que transitar com velocidade reduzida e redobrar a atenção”, explica um instrutor.
A mudança é só pra quem vai tirar carteira de motorista na categoria B. E o aumento da carga horária não vale para quem já deu entrada no pedido de nova habilitação até o mês de novembro.
Preocupação com a segurança no trânsito é o principal objetivo do ajuste nas regras. Mas, na avaliação deste especialista, a lei deveria exigir ainda mais treinamento: em ruas movimentadas e nas estradas.
“O acidente decorre muito do condutor não estar preparado para aquela situação crítica. Ele tinha que primeiro aprender o controle do carro para em seguida, junto com seu instrutor, aprender como ele se comporta numa situação de tráfego pesado”, defende Osias Batista.
Para quem já tem habilitação e vai apenas renovar a carteira, as regras não mudaram.