APRESENTAÇÃO:
De acordo com as pesquisas do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trasporte), o Brasil perde 35 mil pessoas ao ano em acidentes rodoviários. Por causa destes acidentes, anualmente cerca de 100 mil pessoas ficam inválidas e outras 400 mil ocupam os leitos dos hospitais durante muitos dias. Esses dados levam a reflexão sobre a necessidade de trabalharmos mais com a prevenção dos acidentes rodoviários e sobre os procedimentos de segurança para reduzi-los ou evitar suas consequências.
OBJETIVOS:
- Apresentar a definição de direção defensiva;
- Entender o que é um acidente evitável ou não evitável;
- Aprender como ultrapassar e ser ultrapassado;
- compreender o acidente de difícil identificação da causa.
DEFINIÇÃO:
A direção defensiva é o modo de dirigir a fim de evitar acidentes, apesar das condições adversas e das ações incorretas de outros motoristas ou pedestres, prevendo antecipadamente a possibilidade de acidentes e agir instantaneamente para evitar que isso aconteça.
ACIDENTES DE TRÂNSITO:
De acordo com o IPEA/ANTP, o acidente de trânsito é todo ocorrido em via pública, inclusive calçadas, decorrente do trânsito de veículos e pessoas, que resulta em danos humanos e materiais. Compreende colisões entre veículos, choques com objetos fixos, capotamentos, tombamentos, atropelamentos e queda de pedestres e ciclistas.
- Acidentes evitáveis: O Detran/SP define que é aquele em que os motoristas envolvidos não fizeram tudo o que pude ser feito para evitar que o acidente aconteça.
- Acidentes inevitáveis: O Detran/SP define que é aquele em que os motoristas envolvidos fizeram de tudo para que não acontecesse, mais não conseguiu evitá-lo.
Sim, por que sempre haveria algo que poderia ser feito por alguém para evitá-lo, caso o responsável tivesse usado a razão e o bom senso para condução de maneira correta respeitando a sinalização e as leis de trânsito.
- 75% são causados por falhas humanas;
- 12% são causadas por falhas mecânicas nos veículos (manutenção prevetiva);
- 6% são causadas por más condições nas vias;
- 7% por outras causas.
CONDIÇÕES ADVERSAS
No período noturno, ocorre uma redução da visibilidade e, em função disso, o motorista deve conduzir com uma velocidade menor e aumentar a distância de segurança. Para os veículos grandes é necessário uma distância ainda maior. É necessário tomar cuidados especiais nos períodos noturnos, pois a visibilidade humana nesses casos se reduz a 1/6 em relação a capacidade de visibilidade durante o dia.
A ocorrência de chuva, granizo, vento forte, neblina, etc, são condições adversas de tempo (clima) que afetam o controle do veículo. Grande parte dos acidentes automobilísticos ocorrem em dias chuvosos. Isso acontece por que com a chuva a pista fica escorregadia. Ao dirigir com a pista molhada ou em dias chuvosos, independentemente da quantidade de água na pista, diminua a velocidade, aumente a distância de outros veículos e utilize o freio do veículo bruscamente.
CONDIÇÕES ADVERSAS DOS CONDUTORES:
As condições físicas e mentais são muito importantes, pois são elas que alteram o modo de dirigir do condutor e a sua performace.
- Fadiga e sono>>>>> Uma pessoa com sono ou cansada não tem condições de dirigir. Essas condições muitas vezes são mais fortes do que a vontade de dirigir e a de permanecer acordado. Assim, é importante descansar nos momentos de folga, para poder dirigir com mais tranquilidade durante a jornada de trabalho.
- Álcool>>>> Para dirigir com segurança, o motorista precisa contar com boas condições físicas e mentais , e o álcool, ao contrário do que se imagina, é uma droga depressora do sistema nervoso. Após beber, o motorista pode se envolver em acidentes, pois o álcool afeta o cérebro, diminuindo o senso de cuidado, tornado lentos os reflexos, prejudicando a visão, a audição, enfim, comprometendo toda capacidade para dirigir.
- Drogas e medicamentos>>>> A automedicação é uma prática prejudicial à saúde, pois pode acarretar sérias consequências ao organismo. Alguns remédios também podem atrapalhar o ato de dirigir. Por isso, não se sabe se deve tomar medicamentos sem prescrição médica. Já as drogas, especialmente as ilícitas, são substâncias de origem natural ou sintética que alteram o comportamento das pessoas quando são consumidas.
- Aspectos psíquicos>>>> Os aspectos psíquicos influenciam bastante na maneira de ser das pessoas. Alguém que passou por uma emoção muito forte, como, por exemplo, o falecimento de uma pessoa querida, poderá ter seu comportamento alterado.
O comportamento de outras pessoas em contato com o condutor também é importante.
Ele pode contribuir para desviar a atenção do condutor ou para a ocorrência direta de um acidente.
A distância de parada é a soma da distância de reação mais a distância de frenagem e, portanto, deve ser maior que essas duas juntas para evitar uma colisão. Distância total de um veículo a outro é chamada de distância de seguimento.
A distância de parada é a soma da distância de reação mais a distância de frenagem e, portanto, deve ser maior que essas duas juntas para evitar uma colisão. Distância total de um veículo a outro é chamada de distância de seguimento.
ATENTO AOS CICLISTAS:
CUIDADOS COM AS CRIANÇAS:
PREFERÊNCIA DE PASSAGEM NA ROTATÓRIA
Ao se aproximar de uma rotatória, o condutor visualizará a placa de advertência A-12 (“Interseção em círculo”). Neste instante, a velocidade deve ser reduzida (30 a 40Km/h) e o condutor deve identificar a existência de pedestre realizando a travessia da via.
Ao chegar à interseção, o condutor deve verificar, à sua esquerda, se há algum veículo circulando na rotatória. Em seguida, esperar por uma brecha e adentrar com segurança na rotatória. Como visto no texto introdutório, a preferência de passagem pertence aos condutores que circulam na rotatória, salvo exceções em que a sinalização indicar o contrário. Nunca pare na rotatória e ao sair da interseção acione o pisca.
Estas dicas já são suficientes para trafegar com segurança em um rotatório com apenas uma faixa. Entretanto, em rotatórias com duas faixas de circulação cabem mais algumas observações. Antes de adentrar em uma rotatória com essa configuração, por exemplo, o condutor deve se posicionar na faixa correta, em função do movimento de conversão desejado (dobrar à esquerda, seguir em frente, dobrar à direita ou retorno). A escolha da faixa deve acontecer de forma semelhante ao realizado em uma interseção convencional. Caso deseje dobrar à direita, o condutor deve manter-se na faixa direita. Para dobrar à esquerda ou retornar, o condutor deve manter-se na faixa esquerda. Para seguir em frente ambas as faixas podem ser utilizadas. As figuras a seguir apresentam essas situações.
Utilizar a faixa da direita para converter à esquerda ou retorno está errado e lembre-se de só adentrar na rotatória se tiver brecha segura nas duas faixas de circulação.
veja o video:CRUZAMENTO SEMAFORIZADO
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