MECÂNICA:
INTRODUÇÃO MECÂNICA BÁSICA PARA CONHECIMENTO E APRENDIZADO DE COMO CONDUZIR SEU VEÍCULO DE MANEIRA SEGURA COM A MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM DIA, EVITANDO ASSIM CAUSAR ACIDENTES E NÃO FICAR NA ESTRADA POR FALTA DE CONHECIMENTO MÍNIMO EM MECÂNICA.
CONHECENDO AS LUZES DO PAINEL E SEUS SIGNIFICADOS :
Assim como no futebol, o painel de instrumentos do veículo utiliza as cores amarela e vermelha para sinalizar advertências leves e graves. Compreender o significado das luzes que podem eventualmente acender é fundamental para evitar dores de cabeça.
A luz do óleo indica perda de pressão, vazamento ou defeito na bomba. Nesses casos pode haver danos em peças como pistões e até risco de o motor fundir. Já o alerta de temperatura indica problemas no sistema de arrefecimento.
O alerta de freio informa quando o nível de fluido no reservatório está baixo. A luz também acende quando o freio de estacionamento está acionado. O da bateria, por sua vez, avisa que há falha no alternador.
Confira o significado dos alertas mais comuns:
Água no filtro de diesel- Se acender com o motor ligado é hora de parar e drenar o líquido acumulado.
Injeção eletrônica- Indica falha no sistema, que pode comprometer motor e catalisador.
Temperatura- Desligue o carro no ato: o superaquecimento pode empenar o cabeçote e até fundir o motor.
Óleo do motor- Ou há pouco lubrificante ou a bomba está com defeito. Se acender, pare o veículo imediatamente.
Freios ABS- Sinal de que há algo errado com o recurso que impede o travamento das rodas em emergências.
Revisão- Símbolo lembra que está na hora de fazer a verificação periódica prevista no manual do proprietário.
Cintos de segurança- Além do alerta visual, alguns carros têm aviso sonoro para informar que o item não foi afivelado.
Freios- Procure um mecânico o quanto antes se ela acender, pois é um sinal de que o sistema pode estar comprometido.
Freio de estacionamento- Acende ao ser acionado ou quando o nível de fluido do reservatório está baixo.
Air bag- Avisa sobre falhas no sistema de bolsas de ar. Em caso de colisão, há o risco de elas não inflarem de forma adequada.
Bateria- Se permanecer acesa com o motor ligado, indica defeito no alternador ou no envio de carga.
Combustível- Acende quando o nível chega à reserva. Em alguns carros, há apenas um ponto luminoso no marcador.
ESTRUTURA BÁSICA DO MOTOR
CABEÇOTE
NO CABEÇOTE, ESTÃO AS CÂMARAS DE COMBUSTÃO QUE COM SEUS DISPOSITIVOS, PERMITEM A ADMISSÃO. A COMPRESSÃO E A QUEIMA DA MISTURA QUE CAUSA EXPLOSÕES QUE MOVIMENTAM DE FORMA ALTERNADA OS PISTÕES, E AINDA, A EXPULSÃO DOS GASES RESULTANTES DA QUEIMA.
BLOCO DO MOTOR
É A ESTRUTURA PRINCIPAL DO MOTOR, POIS, ALÉM DE ALOJAR OS CILINDROS, ONDE OS PISTÕES SE MOVIMENTAM, SERVE DE APOIO E FIXAÇÃO PARA ROTAÇÃO DO EIXO VIRABREQUIM OU ÁRVORE DE MANIVELAS, E AINDA, PARA FIXAÇÃO DO CABEÇOTE.
VIRABREQUIM OU ÁRVORE DE MANIVELAS
BIELAS
PISTÕES
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
CARBURADOR
DISPOSITIVO QUE REGULA A MISTURA AR/COMBUSTÍVEL NA DOSE CERTA PARA O MOTOR. A REGULAGEM É FEITA MANUALMENTE AJUSTANDO A VÁLVULA CHAMADA AGULHA. ATUALMENTE NOS VEÍCULOS, O CARBURADOR FOI SUBSTITUÍDO PELA INJEÇÃO ELETRÔNICA.
INJEÇÃO ELETRÔNICA
A DOSAGEM DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL PELO SISTEMA ELETRÔNICO DISPENSA A REGULAGEM MANUAL PORQUE O MAPEAMENTO PROGRAMADO NA CENTRAL ELETRÔNICA (UNIDADE DE COMANDO 11) COMANDA AUTOMATICAMENTE A MISTURA EM QUANTIDADES IDEAIS, GARANTINDO ASSIM MENOR POLUIÇÃO, MAIOR ECONOMIA, MELHOR RENDIMENTO, PARTIDAS MAIS RÁPIDAS, MELHOR APROVEITAMENTO DO COMBUSTÍVEL E NÃO UTILIZA AFOGADOR.
SISTEMA DE ARREFECIMENTO
TEMPERATURA IDEAL 90º
O CONTROLE DA TEMPERATURA DO MOTOR DO VEÍCULO É FEITO ATRAVÉS DO TERMÔMETRO, QUE FICA LOCALIZADO NO PAINEL DE INSTRUMENTOS DO VEÍCULO
LUZ INDICADORA DE TEMPERATURA
O SISTEMA É COMPOSTO POR : RADIADOR, VENTUINHA, MANGUEIRAS, VÁLVULA TERMOSTÁTICA, SENSOR DE TEMPERATURA, BOMBA D'ÁGUA
IMPORTANTE: USE SEMPRE O ADITIVO RECOMENDADO PELO FABRICANTE E FAÇA MANUTENÇÃO PERIODICAMENTE POIS A FALHA NO SISTEMA PODE ACARRETAR SÉRIOS DANOS A MOTOR DO VEÍCULO E ACABAR COM SUA VIAGEM.
O SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO É COMPOSTO POR: CARTER, BOMBA DE ÓLEO, FILTRO DE ÓLEO.
O MANÔMETRO É RESPONSÁVEL POR INDICAR O PERFEITO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR, SE O MESMO ACENDER COM O MOTOR LIGADO É SINAL DE EMERGÊNCIA E DEVEMOS PROCURAR IMEDIATAMENTE UM LOCAL SEGURO DESLIGANDO O MOTOR E BUSCANDO SOCORRO MECÂNICO ESPECIALIZADO.
TROCA DE ÓLEO, FILTROS DE ACORDO COM FABRICANTE
GARANTE ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE E PROLONGANDO A VIDA DO SEU MOTOR.
MONTAGEM E FUNCIONAMENTO DO MOTOR ZETEC ROCAM 3D
ANIMAÇÃO DA MONTAGEM E FUNCIONAMENTO DE UM MOTOR 4 TEMPOS:
ADMISSÃO, COMPRESSÃO, EXPLOSÃO E ESCAPE
CATALISADOR RETÉM A MAIOR PARTE DOS GASES QUE AGRIDEM O MEIO AMBIENTE
ETANOL PRODUZ : ALDEIDOS
DIESEL PRODUZ : DIASINA
GASOLINA PRODUZ : MONÓXIDO DE CARBONO E ÓXIDO DE CARBONO
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE IGNIÇÃO (ELÉTRICO)
QUANDO A LÂMPADA DE DE ADVERTÊNCIA DA BATERIA ACENDER NO PAINEL SABEMOS QUE :
A CORREIA DO ALTERNADOR SE ROMPEU OU O MESMO NÃO ESTÁ GERANDO ENERGIA.
ALTERNADOR
VIDEO ILUSTRATIVO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO
QUAIS OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O SISTEMA ELÉTRICO?
R: BATERIA, CHAVE DE IGNIÇÃO, DISTRIBUIDOR, ALTERNADOR, BOBINA, CABOS E VELAS.
QUE TIPO DE ÁGUA É USADA NA BATERIA COMUM (CHUMBO)
R: DESTILADA
A BATERIA É DE BAIXA TENSÃO (12v) QUAL EQUIPAMENTO É RESPONSÁVEL POR TRANSFORMAR BAIXA TENSÃO EM ALTA TENSÃO NO VEÍCULO?
R: BOBINA E VELAS
MOTOR DE ARRANQUE OU DE PARTIDA:
É RESPONSÁVEL POR IMPULSIONAR O CONJUNTO MÓVEL DO MOTOR PARA QUE O MESMO ENTRE EM FUNCIONAMENTO ATRAVÉS DA CHAVE DE IGNIÇÃO USANDO A CARGA ACUMULADA NA BATERIA.
MANTENHA OS FARÓIS REGULADOS E A ILUMINAÇÃO EM DIA, A FALTA DESSES EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS SÃO PASSIVOS DE MULTA.
CAIXA DE CÂMBIO (MARCHAS)
CONJUNTO DE EMBREAGEM (VISTA EXPLODIDA)
DISCO, PLATÔ, ROLAMENTO
A EMBREAGEM É POSICIONADA ENTRE O VOLANTE DO MOTOR E A CAIXA DE CÂMBIO (MARCHAS)
ANIMAÇÃO 3D DO SISTEMA DE EMBREAGEM EM FUNCIONAMENTO
IMPORTANTE: NÃO DESCANSE O PÉ SOBRE O PEDAL DE EMBREAGEM ISSO DIMINUIRÁ A VIDA ÚTIL DA MESMA.
ANIMAÇÃO DO SISTEMA DE FREIOS (ABS)
ANIMAÇÃO DO SISTEMA DE FREIOS
IMPORTANTE: VERIFIQUE OS FREIOS ANTES DE FAZER UMA VIAJEM LONGA, EM CASO DE SERRA DESÇA SEMPRE ENGRENADO !
ANIMAÇÃO 3D DO SISTEMA DE DIREÇÃO DO VEÍCULO
O SISTEMA DE DIREÇÃO É COMPOSTO DE:
R: VOLANTE, VARÕES, TERMINAIS, CX DE DIREÇÃO, BARRAS DE DIREÇÃO
ANIMAÇÃO DO SISTEMA DE SUSPENSÃO:
O SISTEMA DE SUSPENSÃO É RESPONSÁVEL POR:
ABSORVER OS IMPACTOS SOFRIDOS PELAS RODAS, GARANTINDO ASSIM A ESTABILIDADE DO VEÍCULO EM LINHA RETA E TAMBÉM EM CURVAS.
OS AMORTECEDORES TEM A FUNÇÃO DE:
ATENUAR OS IMPACTOS SOFRIDOS PELAS MOLAS
DICA DE ALINHAMENTO CÁSTER, CAMBER, CONVERGÊNCIA, DIVERGÊNCIA
IMPORTANTE: FAÇA RODIZIO DOS PNEUS A CADA 5 MIL KM E VERIFIQUE O ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DAS RODAS, ASSIM VOCÊ VAI PROLONGAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS CONSIDERAVELMENTE !
DICA PARA TROCAR UM PNEU
IMPORTANTE: FAÇA RODIZIO DOS PNEUS A CADA 5 MIL KM E VERIFIQUE O ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DAS RODAS, ASSIM VOCÊ VAI PROLONGAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS CONSIDERAVELMENTE !
ESTRUTURA DO PNEU
TWI É INDICAÇÃO USADA PELO FABRICANTE DO PNEU PARA MOSTRAR QUE O MESMO CHEGOU AO LIMITE TOLERADO PARA RODAR.
CALIBRAGEM DE PNEUS SEMANAL CONFORME ESPECIFICAÇÃO DO FABRICANTE DO VEÍCULO
DICA PARA TROCAR UM PNEU
EXTINTOR DE INCÊNDIO
IDENTIFICAÇÃO DO CHASSI
Gostei bastante, ilustrativo fácil de compreender.
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