Fonte: Diário do Nordeste
Candidatos a condutores de veículos em todo o País receberão um reforço na tentativa de receberem uma boa formação. É que o Ministério das Cidades pretende implantar, até o fim do ano, o Exame Nacional de Instrutores e Examinadores de Trânsito (Enit/Enet), visando melhorar a qualidade dos motoristas brasileiros e monitorar o desempenho dos instrutores e examinadores.
Estão previstos, pelo projeto do Ministério das Cidades, um curso de formação a distância com carga horária de 60 horas seguido de uma prova.
De acordo com o Ministério das Cidades, o projeto está pronto para ser implementado e será obrigatório para todos os instrutores de autoescolas e examinadores dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do Brasil. Faz parte do projeto um curso de formação a distância com carga horária de 60 horas seguido de uma prova. Para a aprovação, o profissional deve ter aproveitamento de 70%, e aquele que não atingir esse percentual passará por uma requalificação no Detran.
Conforme o Ministério das Cidades, toda ação educacional deve prever uma formação continuada. Dessa forma, ao qualificar o instrutor, explica o Ministério, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) cumpre o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro e suas resoluções, além de implementar ações previstas no Parada – Um Pacto pela Vida, movimento para redução de acidentes.
Campanha
Esta é uma campanha permanente de trânsito, composta por ações nos quatro eixos: legislação, educação, comunicação e fiscalização. Suas atividades são desenvolvidas direta e/ou indiretamente pelo governo federal, bem como por parceiros.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), ainda não existem informações sobre a implantação do Exame no Estado, no entanto, a assessoria de comunicação do órgão afirmou que toda decisão de aperfeiçoar a formação de novos condutores é bem vinda. “A permanente qualificação, fazer com que os futuros condutores sejam melhor treinados, por pessoas com maior competência, só faz melhorar a segurança no trânsito”, comenta.
Somente na Capital, existem cerca de 100 autoescolas cadastradas no Detran-CE, e no interior do Estado, aproximadamente 120, de acordo com dados do órgão de trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário