1 2 3 4 5
Slideshow Web by WOWSlider.com v3.6

MECÂNICA

MECÂNICA:

INTRODUÇÃO MECÂNICA BÁSICA PARA CONHECIMENTO E APRENDIZADO DE COMO CONDUZIR SEU VEÍCULO DE MANEIRA SEGURA COM A MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM DIA, EVITANDO ASSIM CAUSAR ACIDENTES E NÃO FICAR NA ESTRADA POR FALTA DE CONHECIMENTO MÍNIMO EM MECÂNICA.

CONHECENDO AS LUZES DO PAINEL E SEUS SIGNIFICADOS :   


painel-carroAssim como no futebol, o painel de instrumentos do veículo utiliza as cores amarela e vermelha para sinalizar advertências leves e graves. Compreender o significado das luzes que podem eventualmente acender é fundamental para evitar dores de cabeça.
A luz do óleo indica perda de pressão, vazamento ou defeito na bomba. Nesses casos pode haver danos em peças como pistões e até risco de o motor fundir. Já o alerta de temperatura indica problemas no sistema de arrefecimento.
O alerta de freio informa quando o nível de fluido no reservatório está baixo. A luz também acende quando o freio de estacionamento está acionado. O da bateria, por sua vez, avisa que há falha no alternador.
 Confira o significado dos alertas mais comuns:
 Água no filtro de diesel- Se acender com o motor ligado é hora de parar e drenar o líquido acumulado.
Injeção eletrônica- Indica falha no sistema, que pode comprometer motor e catalisador.
Temperatura- Desligue o carro no ato: o superaquecimento pode empenar o cabeçote e até fundir o motor.
Óleo do motor- Ou há pouco lubrificante ou a bomba está com defeito. Se acender, pare o veículo imediatamente.
Freios ABS- Sinal de que há algo errado com o recurso que impede o travamento das rodas em emergências.
Revisão- Símbolo lembra que está na hora de fazer a verificação periódica prevista no manual do proprietário.
Cintos de segurança- Além do alerta visual, alguns carros têm aviso sonoro para informar que o item não foi afivelado.
Freios- Procure um mecânico o quanto antes se ela acender, pois é um sinal de que o sistema pode estar comprometido.
Freio de estacionamento- Acende ao ser acionado ou quando o nível de fluido do reservatório está baixo.
Air bag- Avisa sobre falhas no sistema de bolsas de ar. Em caso de colisão, há o risco de elas não inflarem de forma adequada.
Bateria- Se permanecer acesa com o motor ligado, indica defeito no alternador ou no envio de carga.
Combustível- Acende quando o nível chega à reserva. Em alguns carros, há apenas um ponto luminoso no marcador.


ESTRUTURA BÁSICA DO MOTOR

CABEÇOTE
NO CABEÇOTE, ESTÃO AS CÂMARAS DE COMBUSTÃO QUE COM SEUS DISPOSITIVOS, PERMITEM A ADMISSÃO. A COMPRESSÃO E A QUEIMA DA MISTURA QUE CAUSA EXPLOSÕES QUE MOVIMENTAM DE FORMA ALTERNADA OS PISTÕES, E AINDA, A EXPULSÃO DOS GASES RESULTANTES DA QUEIMA.

BLOCO DO MOTOR
É A ESTRUTURA PRINCIPAL DO MOTOR, POIS, ALÉM DE ALOJAR OS CILINDROS, ONDE OS PISTÕES SE MOVIMENTAM, SERVE DE APOIO E FIXAÇÃO PARA ROTAÇÃO DO EIXO VIRABREQUIM OU ÁRVORE DE MANIVELAS, E AINDA, PARA FIXAÇÃO DO CABEÇOTE.

VIRABREQUIM OU ÁRVORE DE MANIVELAS

BIELAS

PISTÕES



SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO 


CARBURADOR
DISPOSITIVO QUE REGULA A MISTURA AR/COMBUSTÍVEL NA DOSE CERTA PARA O MOTOR. A REGULAGEM É FEITA MANUALMENTE AJUSTANDO A VÁLVULA CHAMADA AGULHA. ATUALMENTE NOS VEÍCULOS, O CARBURADOR FOI SUBSTITUÍDO PELA INJEÇÃO ELETRÔNICA. 

INJEÇÃO ELETRÔNICA
A DOSAGEM DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL PELO SISTEMA ELETRÔNICO DISPENSA A REGULAGEM MANUAL PORQUE O MAPEAMENTO PROGRAMADO NA CENTRAL ELETRÔNICA (UNIDADE DE COMANDO 11) COMANDA AUTOMATICAMENTE A MISTURA EM QUANTIDADES IDEAIS, GARANTINDO ASSIM MENOR POLUIÇÃO, MAIOR ECONOMIA, MELHOR RENDIMENTO, PARTIDAS MAIS RÁPIDAS, MELHOR APROVEITAMENTO DO COMBUSTÍVEL E NÃO UTILIZA AFOGADOR. 

SISTEMA DE ARREFECIMENTO 
TEMPERATURA IDEAL 90º 
O CONTROLE DA TEMPERATURA DO MOTOR DO VEÍCULO É FEITO ATRAVÉS DO TERMÔMETRO, QUE FICA LOCALIZADO NO PAINEL DE INSTRUMENTOS DO VEÍCULO
LUZ INDICADORA DE TEMPERATURA

O SISTEMA É COMPOSTO POR : RADIADOR, VENTUINHA, MANGUEIRAS, VÁLVULA TERMOSTÁTICA, SENSOR DE TEMPERATURA, BOMBA D'ÁGUA
IMPORTANTE: USE SEMPRE O ADITIVO RECOMENDADO PELO FABRICANTE E FAÇA MANUTENÇÃO PERIODICAMENTE POIS A FALHA NO SISTEMA PODE ACARRETAR SÉRIOS DANOS A MOTOR DO VEÍCULO E ACABAR COM SUA VIAGEM.

O SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO É COMPOSTO POR: CARTER, BOMBA DE ÓLEO, FILTRO DE ÓLEO.
O MANÔMETRO É RESPONSÁVEL POR INDICAR O PERFEITO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR, SE O MESMO ACENDER COM O MOTOR LIGADO É SINAL DE EMERGÊNCIA E DEVEMOS PROCURAR IMEDIATAMENTE UM LOCAL SEGURO DESLIGANDO O MOTOR E BUSCANDO SOCORRO MECÂNICO ESPECIALIZADO.
TROCA DE ÓLEO, FILTROS DE ACORDO COM FABRICANTE
GARANTE ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE E PROLONGANDO A VIDA DO SEU MOTOR.


MONTAGEM E FUNCIONAMENTO DO MOTOR ZETEC ROCAM 3D
ANIMAÇÃO DA MONTAGEM E FUNCIONAMENTO DE UM MOTOR 4 TEMPOS: 
ADMISSÃO, COMPRESSÃO, EXPLOSÃO E ESCAPE

CATALISADOR RETÉM A MAIOR PARTE DOS GASES QUE AGRIDEM O MEIO AMBIENTE

ETANOL PRODUZ : ALDEIDOS
DIESEL PRODUZ : DIASINA
GASOLINA PRODUZ : MONÓXIDO DE CARBONO E ÓXIDO DE CARBONO




COMO FUNCIONA O SISTEMA DE IGNIÇÃO (ELÉTRICO)

QUANDO A LÂMPADA DE DE ADVERTÊNCIA DA BATERIA ACENDER NO PAINEL SABEMOS QUE :
A CORREIA DO ALTERNADOR SE ROMPEU OU O MESMO NÃO ESTÁ GERANDO ENERGIA. 
ALTERNADOR
VIDEO ILUSTRATIVO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO

QUAIS OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O SISTEMA ELÉTRICO?

R: BATERIA, CHAVE DE IGNIÇÃO, DISTRIBUIDOR, ALTERNADOR, BOBINA, CABOS E VELAS.

QUE TIPO DE ÁGUA É USADA NA BATERIA COMUM (CHUMBO)

R: DESTILADA

A BATERIA É DE BAIXA TENSÃO (12v)  QUAL EQUIPAMENTO É RESPONSÁVEL POR TRANSFORMAR BAIXA TENSÃO EM ALTA TENSÃO NO VEÍCULO?

R: BOBINA E VELAS


MOTOR DE ARRANQUE OU DE PARTIDA:
É RESPONSÁVEL POR IMPULSIONAR O CONJUNTO MÓVEL DO MOTOR PARA QUE O MESMO ENTRE EM FUNCIONAMENTO ATRAVÉS DA CHAVE DE IGNIÇÃO USANDO A CARGA ACUMULADA NA BATERIA.

MANTENHA OS FARÓIS REGULADOS E A ILUMINAÇÃO EM DIA, A FALTA DESSES EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS SÃO PASSIVOS DE MULTA.  



CAIXA DE CÂMBIO (MARCHAS)
CONJUNTO DE EMBREAGEM (VISTA EXPLODIDA)
DISCO, PLATÔ, ROLAMENTO
A EMBREAGEM É POSICIONADA ENTRE O VOLANTE DO MOTOR E A CAIXA DE CÂMBIO (MARCHAS)


ANIMAÇÃO 3D DO SISTEMA DE EMBREAGEM EM FUNCIONAMENTO
IMPORTANTE: NÃO DESCANSE O PÉ SOBRE O PEDAL DE EMBREAGEM ISSO DIMINUIRÁ A VIDA ÚTIL DA MESMA.

ANIMAÇÃO DO SISTEMA DE FREIOS (ABS)

ANIMAÇÃO DO SISTEMA DE FREIOS
IMPORTANTE: VERIFIQUE OS FREIOS ANTES DE FAZER UMA VIAJEM LONGA, EM CASO DE SERRA DESÇA SEMPRE ENGRENADO !

ANIMAÇÃO 3D DO SISTEMA DE DIREÇÃO DO VEÍCULO

O SISTEMA DE DIREÇÃO É COMPOSTO DE:

R: VOLANTE, VARÕES, TERMINAIS, CX DE DIREÇÃO, BARRAS DE DIREÇÃO

ANIMAÇÃO DO SISTEMA DE SUSPENSÃO:


O SISTEMA DE SUSPENSÃO É RESPONSÁVEL POR:
ABSORVER OS IMPACTOS SOFRIDOS PELAS RODAS, GARANTINDO ASSIM A ESTABILIDADE DO VEÍCULO EM LINHA RETA E TAMBÉM EM CURVAS.

OS AMORTECEDORES TEM A FUNÇÃO DE:
ATENUAR OS IMPACTOS SOFRIDOS PELAS MOLAS



DICA DE ALINHAMENTO CÁSTER, CAMBER, CONVERGÊNCIA, DIVERGÊNCIA
IMPORTANTE: FAÇA RODIZIO DOS PNEUS A CADA 5 MIL KM E VERIFIQUE O ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DAS RODAS, ASSIM VOCÊ VAI PROLONGAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS CONSIDERAVELMENTE !


ESTRUTURA DO PNEU

TWI É INDICAÇÃO USADA PELO FABRICANTE DO PNEU PARA MOSTRAR QUE O MESMO CHEGOU AO LIMITE TOLERADO PARA RODAR.

CALIBRAGEM DE PNEUS SEMANAL CONFORME ESPECIFICAÇÃO DO FABRICANTE DO VEÍCULO





DICA PARA TROCAR UM PNEU




EXTINTOR DE INCÊNDIO

 




IDENTIFICAÇÃO DO CHASSI

Um comentário: